top of page

Seduct presente na Conferência Municipal do Meio Ambiente



 A coordenadora ambiental Ísis Vivório representou a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) na Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada nos dias 20 e 21 de dezembro na Universidade Candido Mendes. O evento reuniu diversos setores da sociedade para discutir soluções e propostas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

 

Durante a conferência, foram apresentadas diversas iniciativas locais, reforçando o papel fundamental da educação na transformação socioambiental. No encerramento do evento, Ísis foi eleita delegada para representar o município na Conferência Estadual do Meio Ambiente. Para ela, uma responsabilidade que reforça o compromisso do município com a pauta ambiental.

 

A coordenadora contou ainda que durante a conferência defendeu a Educação Ambiental,como uma ferramenta de transformação que prepara  a população,especial mente os alunos, para cuidar do planeta. Além disso, foram criados temas que serão discutidos na etapa estadual como  promover políticas públicas para incentivo e implantação de sistemas agroflorestais por meio de pequenos agricultores e ou agricultores familiares, além de outros itens.


 

"A Conferência Estadual do Meio Ambiente foi marcada pela presença de delegados de diversas cidades do Rio de Janeiro e Campos. O evento foi uma oportunidade de fortalecer o debate sobre as políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, temas que ganham ainda mais relevância diante dos desafios climáticos e ambientais enfrentados atualmente. Representar a cidade em um espaço tão significativo reforça o compromisso da nossa cidade em promover ações inovadoras e integrar a educação ambiental às práticas de desenvolvimento sustentável."

 

A Educação Ambiental tem trabalhado o meio ambiente através do projeto Reciclar na Rede, que trabalha o assunto nas salas de aulas.  O projeto recolheu oito toneladas de lixo em 3 anos nas escolas municipais. Estão sendo coletados 40 containers por ano por unidade escolar. "Recolhemos o equivalente a 2.000 kg de resíduos sólidos por ano, ou seja, 2 toneladas de resíduos deixaram de ser lançados por ano no ambiente e nas nossas vias públicas. Mais de 15 mil alunos estão sendo beneficiados com ações diversas", finalizou Ísis. 


Por: Mariane Pessanha


9 visualizações

Comments


bottom of page