Com o objetivo de valorizar ainda mais os alunos e profissionais da Educação que se destacaram ao longo dos últimos anos, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) criou um espaço especial para homenagear esses destaques. É a aba “Pratas da Casa”, que está disponível para toda a comunidade no portal PAE. Quem quiser conhecer basta clicar nesse link.
Ainda em atualização, o espaço conta um pouco da história do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), da aluna o 9º ano do Ciep Custódio Siqueira, a escritora Eryka Pereira da Silva e ainda do Grupo Unsum. Para a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra essa é mais uma das maneiras homenagear e celebrar as conquistas.
“Acreditamos que o reconhecimento é fundamental para valorizar a dedicação e o talento de nossos profissionais e alunos. São inúmeras as pratas da casa que estão em nossa rede que é composta por talentos que contribuem diariamente para a construção de uma educação de qualidade. Cada um, com suas habilidades e experiências únicas, forma um conjunto poderoso que impulsiona nossa rede. É preciso destacar e celebrar essas conquistas, pois elas representam o sucesso de todos nós. Nossos profissionais e alunos são a prova de que a transformação que buscamos está ao nosso alcance. Ao reconhecer e valorizar cada um, estamos inspirando outros a fazerem a diferença”, explicou Viviane.
Os PRATAS DA CASA
Gotta
Criado em 2009, o projeto segue desenvolvendo diversas atividades, trabalhando textos de diversos gêneros. Os alunos envolvidos participam de oficinas no contraturno da escola e criam espetáculos teatrais para apresentação tanto nas escolas municipais quanto em outros ambientes que solicitam a participação das crianças. Atualmente, 20 alunos participam ativamente do projeto. Além de ser um incentivador da leitura, o Gotta tem por objetivo também tornar os textos acessíveis ao público. Quem desejar receber os espetáculos em suas creches, escolas ou universidades pode agendar as apresentações através dos telefones (22) 998266-292 e 99838-8569.
Eryka Pereira da Silva
Aluna do 9º ano do Ciep Custódio Siqueira, a escritora Eryka Pereira da Silva participou em outubro de um evento no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL) concedeu a estudante um certificado de Chancelaria Diplomática como reconhecimento e honra ao mérito pelo lançamento de seu livro “Pupila Congelada”.
A obra conta a história de Jade Ferry, uma grande patinadora no gelo, antes de uma lesão comprometer sua carreira. Após o acidente, ela se afasta de amigos e de seu namorado, Matteo. Com o apoio da família, se muda para o exterior, onde inicia sua recuperação. Lá, conhece Marcus Wering, que a ajuda a superar o trauma e a se recuperar com exercícios a cavalo. A obra foi lançada no início de setembro no Museu Histórico de Campos.
Além da homenagem no Rio e do lançamento do livro, ainda tem mais novidades na vida da adolescente. Ela conta que vai participar de uma competição internacional de redação, a "Harvard Crimson Global Essay Competition", em 2025, de forma on-line. Ela escolheu a categoria de escrita Criativa.
Grupo Unsum
O Grupo Unsum festejou em 2024, os 10 anos do livro “Ururau Pançudo”, o primeiro da série da Coleção “Tô Chegando”, que tem por proposta trabalhar o patrimônio cultural local e regional. Para celebrar o aniversário do Ururau Pançudo, foram convidados estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, da Rede Municipal de Campos (Programa Mais Ciência na Escola), para uma grande aventura, a de realizar a continuação dessa história. Num concurso promovido durante o ano de 2024 a aluna da EM Olavo Alves Saldanha Filho, Thiana Sales de Souza foi a grande escolhida.
Comments