top of page

Secretaria de Educação avança com projeto para eliminar alugueis de imóveis



 

Neste ano de 2025, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia continua trabalhando para dar seguimento ao projeto que visa diminuir e, em um futuro próximo, eliminar os alugueis de imóveis para abrigar as creches municipais. A medida acontece por meio de construções, obras e ampliações por estrutura modular das unidades escolares.

 

Segundo a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, desde 2021, a Secretaria deu início ao processo de reestruturação, expansão e ampliação da rede municipal de ensino. Desde então, já transferiu cinco unidades escolares para imóveis próprios, após a construção de novos prédios, e há outras 10 unidades em fase final de ampliação com estrutura modular atualmente.

 

“A meta do projeto de expansão é garantir, além do aumento de vagas, principalmente em creche, finalizar com os aluguéis de casas, pois elas não foram construídas para abrigar unidades escolares. São aluguéis, em sua maioria, muito antigos e é necessário a transferência para imóveis próprios da Prefeitura”, explicou Carla.

 

Ela informou que mais uma unidade vai começar a receber a ampliação por estrutura modular nos próximos dias: a Creche Donana. “Estamos em fase de finalização da etapa de terraplanagem. Na próxima semana, vamos iniciar a parte da construção modular da nova Creche Donana. Atualmente a unidade se encontra em um imóvel alugado há 20 anos”, informou.



A nova unidade de Donana contará com refeitório, depósito, cozinha, despensa, frigorífico, almoxarifado, sala de professores, secretaria, direção, banheiros para pacientes com deficiências, oito salas de aula, banheiros e outros setores. Ela vai funcionar na esquina da rua Gregório Miranda Pinto com a rua Carlos Francisco de Souza.

 

As 10 unidades em fase final de ampliação são: as Creches Getúlio Vargas, Gilberto do Espírito Santo Amaral, Irmã Dulce, João Siqueira dos Santos, Luiz Gonzaga da Silva, Madre Tersa de Calcutá, Penha, Wilson Amaro de Freitas, Francisco Cordeiro Pereira e José Carneiro Terra. O próximo passo será fazer os serviços de ligações elétricas e hidrossanitárias, entrega e instalação de ar condicionados, por exemplo.

 




 

A Creche Escola Professora Ruth Chagas e a Escola Municipal Professor Walter Siqueira, ambas no Parque Julião Nogueira, foram as primeiras a receberem a ampliação, cujas obras foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2024. “Vamos criar, em curto prazo, mais salas de aula para ampliar o número de vagas para atendimento à demanda reprimida. A expectativa é abrir mais 2 mil vagas nas creches municipais”, acrescentou Carla.

 

Ao todo, 27 unidades serão ampliadas no modelo de construção modular, sem contar as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. “Além disso, serão construídas mais cinco novas unidades, também por meio de construção modular. Das 27 unidades previstas para ampliação, 20 serão creches e sete escolas. E das cinco novas unidades a serem construídas, serão três creches e duas escolas”, finalizou.


Por Kamilla Uhl – Fotos: Carla Patrão e Mauro Antônio


201 visualizações

Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2024 Todos os direitos reservados

bottom of page