top of page

PSE desenvolveu ações para mais de 8 mil alunos da rede municipal este ano




Vacinação, ações de saúde nas unidades escolares, projetos de combate às drogas, orientação nutricional, valorização à vida, entre outros. Essas são algumas das atividades que o Programa Saúde na Escola (PSE) promove diariamente na rede municipal de ensino. Este , 8.147 alunos receberam algum tipo de ação desenvolvida pelos 26 profissionais que atuam no programa e seus respectivos projetos desenvolvidos nas unidades da rede.

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explica que, no período entre maio e dezembro, a vacinação itinerante de rotina foi realizada em 87 escolas, com 5.130 doses administradas em 3.544 alunos e 253 profissionais. No total foram 3.797 pessoas imunizadas. Já a vacinação contra a Covid-19 foi feita em 133 unidades escolares, entre os meses de março e dezembro, e administradas 7.812 doses em 7.260 alunos e 552 profissionais.


Nas creches, a vacinação itinerante aconteceu de agosto a dezembro, em 68 unidades, quando foram administradas 3879 doses em 1.629 alunos e 183 profissionais, totalizando 1.812 pessoas imunizadas. Ao todo, foram aplicadas 16.821 doses em estudantes e profissionais somando as pessoas atendidas nas escolas e creches. Já na testagem itinerante, realizada nas escolas e na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), foram feitos 6.491 testes entre os meses de janeiro a dezembro.






“Encerramos o ano com alegria, sabendo que muito foi feito pelo Programa Saúde na Escola e entendendo que a cada dia de trabalho buscamos cumprir com o objetivo do PSE, que é a busca pela formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Todo trabalho acontece também por conta dos diálogos e parcerias estabelecidas ao longo do ano com as Universidades, institutos, secretarias e setores envolvidos. Obrigado pelas parcerias estabelecidas! Nossa equipe trabalhou de forma constante na integração entre a Saúde e Educação, como forma de promoção e desenvolvimento da cidadania. Vale destacar minha gratidão a equipe do PSE Campos! Que venha 2023”, ressalta João.


O PSE também conta com a ajuda de 22 estagiários de Psicologia e Fonoaudiologia. Em 2022, 2.281 alunos receberam algum tipo de ação dos estagiários sob a supervisão dos profissionais do PSE.

“Importante ressaltar nossas parcerias com as Universidades - Estácio de Sá, Uniflu - Centro Universitário Fluminense (curso de fonoaudiologia); Faculdade de Medicina de Campos; Instituto Federal Fluminense - Campus Guarus e Centro. Também temos parceria com a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), que é de extrema importância para a vacinação itinerante; e também diversos setores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia", pontua o coordenador.





Em 2022, o PSE também desenvolveu ações como: Dia do Estudante; Outubro Rosa; Vacinação Itinerante Para os Profissionais da Educação na Seduct; Semana de Incentivo à Doação de Sangue; Prefeitura em Ação; Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - APAPE; Capacitação em Primeiros Socorros; PSE Itinerante, etc.



ALGUNS DOS PROJETOS PROMOVIDOS PELO PSE:

Projeto Eu Digo Não - Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Projeto Escola Protetora da Mulher


Projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente


Projeto Saúde do Adolescente


Direito Sexual e Reprodutivo: o Tempo Desejável Para Engravidar;

Prevenção do Câncer de Pele

Projeto Roda da Saúde


Projeto Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil

Orientação Nutricional Online


Projeto Família na Escola

Projeto Bullying Não é Legal

Projeto Valorização da Vida

Projeto Saúde Auditiva nas Escolas


Projeto Desenvolvendo Habilidades e Promovendo Aprendizagens


Workshop de Saúde Mental dos Profissionais da Educação - Promovendo Saúde Integral


Projeto Educar Para Transformar: Ensinando Meus Filhos a Sorrir.




5 visualizações

Comments


bottom of page