O projeto de Educação em Saúde da Faculdade de Medicina de Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), contemplou os pais de alunos da Creche Escola José Eduardo Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena, nesta semana. Neste mês de maio, outras unidades como as Creches de Custodópolis, Santa Cruz, Jardim Ceasa, Professora Joelma Figueiredo (Fundão) e de Dores de Macabu, também estão sendo contempladas.
Eliamara dos Santos Rosa, mãe do Samuel do pré-1, aprovou a iniciativa. “Além de eu ter gostado, acho muito importante ter esse tipo de ação na creche, porque meu filho tem bronquite e eles abordaram o assunto explicando tudo, inclusive deram até informação sobre um espaço no Centro de Saúde chamado PROAPAR, que é para crianças que tem rinite, bronquite, sinusite. E também falou sobre outros temas como: cuidados com a higiene, verminose e outros. Como mãe de criança alérgica, achei muito importante. E gostaria de agradecer a diretora Gilcimara por estar trazendo essas palestras de grande importância para nós pais”, comentou.
Ligiane Machado Rodrigues é mãe de aluna e funcionária da unidade, e também agradeceu a visita da equipe. “Recebemos muitos esclarecimentos de dúvidas que tínhamos e informações importantes em relação a doenças que assolam as crianças menores, como pneumonia, bronquite, dengue e outras. Aprendemos também sobre alimentação saudável e o que devemos oferecer aos nossos pequenos para que tenham saúde. Foi uma visita muito importante, gostei muito”.
Diversos temas são trabalhados com os pais, como, por exemplo, higiene das crianças, sistema reprodutivo das mulheres, cuidados com as verminoses, importância do uso corretos dos medicamentos, prevenção à leptospirose, doenças respiratórias, vacinação infantil e calendário vacinal, combate ao aedes aegypti e cuidados com a dengue, zika e chikungunya.
De acordo com um dos executores das ações, Igor Leal Pena, enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, as atividades fortalecem a relação instituição-sociedade, gerando melhoria na qualidade de vida das famílias contempladas.
“Essas parcerias são extremamente importantes tanto para as escolas atendidas, para os profissionais da educação, pais de alunos e, também, para os acadêmicos, pois criam um ambiente de ensino para os alunos internos da Faculdade de Medicina e ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias”, comentou Igor.
Comentários