top of page

Prefeitura inaugura primeira creche de Ponta da Lama após décadas de espera


Os moradores da localidade de Ponta da Lama realizaram um sonho antigo na manhã desta quinta-feira (27). Eles ganharam uma unidade escolar, após décadas de espera. O prefeito Wladimir Garotinho, junto com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, inaugurou a Creche Escola Maria de Lourdes da Cruz Souza, que receberá os novos alunos a partir do mês de abril.


Essa é a primeira creche construída na comunidade. Sem ter onde deixar os filhos, a maioria das mães enfrentava dificuldades para trabalhar. Agora, elas contam com cinco salas de aula e a abertura de 100 vagas com horário integral.


O imóvel conta com banheiro com vasos sanitários infantis; banheiro com chuveiros; secretaria/diretoria; sala de professor com banheiro; depósito; refeitório; cozinha; despensa; lavanderia; banheiro de funcionários e parquinho.


Essa não foi a primeira ação da Prefeitura e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) em Ponta da Lama. Em 2021, foi retomada a obra de construção da Escola Municipal da localidade, a Alcebíades Candiano, que foi abandonada em 2020. A obra foi concluída com a construção da unidade para cerca de 500 alunos. O antigo prédio que abrigava a escola foi adaptado e, agora, se transformou na nova creche.


O prefeito ressaltou a importância da creche para toda a comunidade.


“Hoje, estamos realizando mais um sonho da população de Ponta da Lama. Antes, os moradores queriam uma praça, inauguramos. Agora, estamos entregando a creche para as famílias, as mães e as crianças. Eu quero fazer um pedido especial às gestoras, pois não consigo estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Vocês serão os olhos da Prefeitura aqui. Então, estou entregando essa responsabilidade para vocês, cuidem com muito carinho do que foi realizado aqui, pois foi feito para a comunidade de Ponta da Lama, e está sendo entregue a vocês para cuidar com muito amor de nossas crianças. Afinal, política passa, mas o bem que fazemos aos outros, permanece. As pessoas jamais esquecem”, disse o prefeito.


Marcelo Feres lembrou que, como não havia creche no local, as crianças tinham que sair de Ponta da Lama para estudar em outras localidades como Dores de Macabu e Ibitioca.


“A educação começa nas creches, a chamada primeira infância, onde a criança desenvolve tanto o sentido cognitivo na aprendizagem, quanto o emocional. Então, estar em uma creche faz muita diferença e, à medida que ela começa a conviver com outras crianças, vai se desenvolvendo. Desde 2001, Campos passou a ter creche com princípio educacional. Por isso, hoje, eu estou muito feliz porque particularmente nós estamos contando com mais uma creche e em um espaço que já foi uma unidade escolar nossa, que é o Alcebíades Candiano. Agora, temos condição de atender à comunidade de forma completa, porque nenhuma criança vai mais precisar sair daqui para estudar em outro lugar”, completou Marcelo.


O secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, acrescentou que a creche vem ao encontro dos anseios da população e lembrou do trabalho realizado anteriormente pelos pais do prefeito, Rosinha e Anthony Garotinho.


“Retomar o fio da história é importante. Sua mãe, prefeito, a Rosinha, trabalhou no administrativo do Ciep da Lapa, e percebeu que as crianças já chegavam com problemas dentro da escola, se elas entrassem na escola mais cedo o aproveitamento das crianças seria o melhor. Então, com essa visão, você está dando continuidade ao legado da Rosinha e do Anthony, que lutaram para a construção da Escola Municipal Alcebíades Candiano e, agora, dando a Ponta da Lama, o que a comunidade nunca teve, uma creche. Estão todos de parabéns por essa iniciativa, o prefeito, o secretário de Educação e a equipe da Educação. Que Deus abençoe a todos”, esclareceu Suledil.


Já o vereador Nildo Cardoso enfatizou a importância da moradora e professora da localidade, Maria de Lourdes da Cruz Souza, que deu nome à creche. “Comecei minha vida política aqui em Ponta da Lama e a importância dela para a comunidade é imensa. Sempre abraçou e cuidou de todos com muito carinho e atenção, era nossa mãe. Essa é uma homenagem muito justa”, falou Nilo.


Neta de Maria de Lourdes, a gestora Laís da Cruz Souza Martins se emocionou ao falar da avó. “É com enorme carinho que vamos trabalhar nessa comunidade, nessa creche, eu e Flúvia. E também, meu imenso orgulho e agradecimento, Como neta, dessa homenagem tão linda, e nesse dia histórico para a nossa comunidade, ver uma obra que deixará para sempre um legado, assim como minha avó deixou. A minha família Barbosa é imensamente grata ao prefeito Vladimir por essa homenagem. E nós prometemos cuidar dessa creche com o mesmo carinho e cuidado que a minha avó cuidou dessa comunidade inteira”, finalizou Laís.


Gestora adjunta da creche, Flúvia de Souza Machado falou do orgulho de fazer parte da equipe da unidade. Ela adiantou que as aulas terão início em abril.


“Eu já trabalho na área de Educação há muito tempo, desde os meus 15 anos, e como funcionária pública desde os 18 anos. É uma experiência nova ser gestora adjunta dessa nova creche, uma responsabilidade muito grande. Vamos receber crianças novas e crianças que virão de outra unidade, e pretendemos fazer o nosso melhor. Vamos sentar com os professores, alinhar tudo para que o nosso trabalho possa ter resultados positivos com as nossas crianças, que é o nosso bem maior. Em relação ao nome da creche, dona Maria de Lourdes sempre vai ser uma pessoa muito importante para a comunidade, pois, foi uma mãe para todo mundo e abraçou essa população. Era muito carinhosa com todos”, ressaltou Flúvia.


MORADORES APROVAM


Moradora de Ponta da Lama, a faxineira Jéssica do Espírito Santo Ferreira, mãe da Manuella, 2 anos, veio conhecer a creche e está ansiosa para matricular a criança. "Trabalho no Centro de Campos e deixo a Manuella com a avó. Com a creche vai ficar tudo mais fácil e vou ficar muito mais tranquila", contou Jéssica.


Assim como Jéssica, Ingrid Ribeiro Barbosa, também participou da inauguração. Ela é mãe do Lorenzo, 10 meses, e neta de dona Maria de Lourdes. "Estou muito feliz e orgulhosa porque meu filho vai estudar na creche que leva o nome da bisavó dele. E, com a inauguração dessa unidade, vou poder deixar meu filho com ótimos profissionais quando ele vier para a creche", disse Ingrid.


Também estiveram presentes à inauguração o presidente da Câmara Fred Rangel; a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Ciência e TEcnologia ((Seduct), Mônica Maia, além de pais, professores e da comunidade em geral.


Por Mariane Pessanha

 

Comments


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page