Em comemoração ao Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio, professoras da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI) promoveram o Piquenique da Família, neste sábado (20), na Cidade da Criança Zilda Arns. Estudantes da rede municipal de ensino atendidos na EAI e seus responsáveis fizeram um lanche coletivo, com direito à música ao vivo embalada pelo professor de musicalização da unidade, Lucas França.
“A data é rememorada desde 1993, após deliberação da Assembleia Geral da ONU. E aqui em Campos, na Cidade da Criança, os alunos atendidos pela Escola Inclusiva tiveram uma manhã descontraída, de partilha, convivência entre crianças típicas e atípicas e de muita brincadeira e interação”, afirmou Carolina do Carmo, coordenadora do Departamento de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
A EAI funciona na Cidade da Criança, que se transformou em um Centro de Lazer, Educação e Convivência Inclusiva, deixando de ser apenas um parque temático. A unidade oferece intervenção precoce que permite aos alunos encontrar suas habilidades para superar e trabalhar suas dificuldades, alcançando a autonomia e eliminando as barreiras do processo de ensino-aprendizagem.
Trata-se de um espaço de promoção da aprendizagem de crianças típicas e atípicas, visando à convivência inclusiva. Integra ações coletivas no âmbito pedagógico e individuais; e no âmbito terapêutico, conforme as especificidades de aprendizagem dos estudantes.
O equipamento oferece reforço escolar para alunos entre 2 e 8 anos da rede municipal de ensino, com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e ênfase nas Linguagens e Matemática. Quando necessário, os alunos recebem auxílio de fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos.
Kommentare