top of page

Escola de Tocos inicia alfabetização bilíngue no ensino-aprendizagem





A Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, está com uma novidade em seu processo de ensino-aprendizagem, a alfabetização bilíngue, que representa uma possibilidade de aprendizagens com jogos e interatividade. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Augusto Bernardo de Souza, a ideia surgiu diante da curiosidade e interesse dos alunos em conhecer e aprender palavras da língua inglesa no início do ano letivo.


E, como o interesse refletiu significativamente na aprendizagem de forma integral, o projeto foi criado como forma de apresentar, inicialmente, um contato auditivo com a tradução de palavras comuns ao vocabulário dos alunos, como números, nomes de animais e cores. Dessa forma, o projeto foi ampliado para oportunizar um ensino em que os alunos possam reconhecer também graficamente palavras através do vocabulário e atividades de forma simultânea entre língua portuguesa e inglesa a partir do segundo semestre.




O objetivo é que as crianças possam reconhecer palavras de utilização mais usual auditivamente; ampliar e desenvolver a memorização; reconhecer a grafia de palavras de utilização mais usual no vocabulário; realizar a leitura e escrita de algumas palavras do vocabulário; pronunciar frases como cumprimentos, desculpas, agradecimento, entre outros. Para alcançar os objetivos serão utilizados vídeos, dinâmicas, atividades interativas, pesquisas, leitura e jogos.


“A língua inglesa está presente em diferentes profissões e no nosso dia-a-dia com a utilização de diversos aplicativos e tecnologias. Podemos inferir também o estímulo ao desenvolvimento de habilidades das crianças, ao entrarem em contato com outra língua, poderá favorecer o desenvolvimento da concentração, criatividade e autoestima. Nessa perspectiva, o projeto apresenta grande importância. A escola deveria ir além de apenas ensinar ou transmitir conteúdos, mas promover um processo de aprendizagem baseado no cotidiano do aluno, pois assim a construção do conhecimento se tornaria mais prazerosa para ele”, argumenta o diretor.




91 visualizações

Commentaires


bottom of page